Local

Local do evento

Conheça um pouco mais sobre o Palácio Araguaia

Um pouco da história

Tanto a área externa quanto a interna do Palácio são ricas em detalhes e informações. É o caso das frisas na parte superior do prédio. São 144 placas que contam a história do Tocantins, desde o período geológico até a realização da primeira missa de implantação de Palmas. Elas seguem uma ordem cronológica, iniciando‐se no pórtico central da entrada norte, seguindo à direita até contornar todo o Palácio.


Ao entrar no Palácio, um dos detalhes que mais chamam a atenção são os painéis: denominados Painel das Lutas e o Painel das Conquistas. As obras modernas são do artista plástico DJ Oliveira e apresentam traços do expressionismo ao cubismo. Foram feitos de cerâmica vitrificada, pintadas em técnica de porcelana. O Painel das Lutas retrata momentos históricos como o do navegador Francês La Planque e dos índios Tupinambás que desbravaram o norte do Tocantins. Já o Painel das Conquistas retrata momentos históricos do período republicano e personalidades ilustres que fizeram parte das transformações do movimento separatista e da criação do Tocantins, como Couto Magalhães, Abílio Wolney, Dom Alano Du Noday, brigadeiro Lysias Rodrigues e Siqueira Campos. Neste painel, estão cenas da consolidação do Tocantins e da instalação da capital Palmas.


Outra curiosidade é o fato do Centro Geodésico do Brasil estar localizado no hall de entrada do Palácio Araguaia. Ele é marcado pela Rosa dos Ventos. É o ponto central entre os extremos do nosso país (norte‐sul, leste‐oeste). Entretanto, para dar maior destaque ao monumento, foi criada a Rosa dos Ventos em tamanho maior, do lado de fora do Palácio Araguaia.


Fonte: https://www.to.gov.br/noticias/palacio-araguaia-atrai-olhares-de-estudantes-e-centenas-de-turistas/1g9rwkwlpwoq

Crédito das imagens: Washington Luiz e Ademir dos Anjos

                         O que fazer em Palmas